Encarnação do Verbo de Deus
Dia 25 de março festa da Conceição do filho de de Deus no seio da Bem Aventurada Virgem Maria - Encarnação do Verbo de Deus - tem carácter fortemente cristológico. São Lucas narra este acontecimento no primeiro capítulo do seu Evangelho, de forma simples e grandiosa pois esta a falar do grande mistério cristão. A data de 25 de Março está relacionada ao Nascimento de Jesus celebrado exatamente nove meses depois. De Maria Virgem fez-se carne o Verbo. Neste dia a Legião de Maria realiza a festa de "Acies" (palavra latina, que significa um exército em ordem de batalha), solenidade onde os legionários se reúnem como um só corpo, e renovam a sua fidelidade a Maria, recitando individualmente e coletivamente a consagração total a Ela, Rainha da Legião, pedindo a força e a bênção para continuar o combate contra o demônio.
"Catena Legiones"
Oração diária do legionário
Antífona: Quem é esta que avança como a aurora, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como o exército em ordem de batalha?
- A minha alma glorifica ao Senhor*
- E se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,
- Pois ele viu a pequenez de sua serva,* eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
- O Poderoso fez por mim maravilhas* e Santo é o seu nome!
- Seu amor de geração em geração chega a todos que o respeitam.
- Demonstrou o poder de seu braço* dispersou os orgulhosos.
- Derrubou os poderosos de seus tronos* e os humildes exaltou.
- De bens saciou os famintos* e despediu sem nada os ricos.
- Acolheu Israel seu servidor, * fiel ao seu amor,
- Como havia prometido a nossos pais * em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo*
- Como era no princípio, agora e sempre. Amém
Antífona: Quem é esta que avança como a aurora, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como o exército em ordem de batalha?
P.: Ó Maria concebida sem pecado,
R.: Rogai por nós que recorremos a Vós.
P.: OREMOS: Senhor Jesus Cristo, Mediador nosso perante o Pai, que Vos dignastes escolher a Virgem Santíssima, Vossa Mãe,
para Mãe e Medianeira nossa junto de Vós, concedei misericordiosamente a quem a Vós recorre, buscando os
Vosso favores, se regozije de os receber todos por Ela. Amém.
Esta festa da Legião revela a sua espiritualidade que é o trabalho em união e sob a dependência de Maria. Salve Maria.
Consagração:
Eu Vos escolho hoje, ó Maria, na presença de toda a corte celeste, por minha Mãe e Mestra. Eu vos abandono e consagro, na qualidade de vosso escravo, meu corpo e minha alma, meus bens interiores e exteriores, e o valor mesmo de minhas boas ações passadas, presentes e futuras, deixando-Vos inteiro e pleno direito de dispor de mim e de tudo o que me pertence, sem exceção segundo o vosso beneplácito, para a maior glória de Deus, no tempo e na eternidade.
Recebei, ó Virgem benigna, esta pequenina oferta de minha escravidão, em honra e união à submissão que a Sabedoria Eterna se dignou manifestar à vossa Maternidade, em homenagem ao poder que Vós ambos tendes sobre este pequeno verme e miserável pecador, em ação de graças pelos privilégios com que a Santíssima Trindade Vos favoreceu.
Eu protesto querer daqui por diante, como vosso verdadeiro escravo, procurar vossa honra e obedecer-Vos em todas as coisas.
Ó Mãe admirável, apresentai-me a vosso caro Filho, na qualidade de escravo eterno, a fim de que, tendo-me resgatado por Vós, por Vós também me receba.
Ó Mãe de misericórdia, fazei-me a graça de obter de Deus a verdadeira Sabedoria, e de me colocar para isso no número daqueles a quem amais, ensinais, conduzis, nutris e protegeis como a vossos filhos e vossos escravos.
Ó Virgem fiel, tornai-me em todas as coisas um tão perfeito discípulo, imitador e escravo da Sabedora Encarnada, Jesus Cristo, vosso Filho, que eu chegue por vossa intercessão e a exemplo vosso à plenitude de sua idade na terra e de sua glória nos céus. Amém.
Comentários
Postar um comentário