TESOURO POUCO APRECIADO

TESOURO POUCO APRECIADO

PG 85, livro "Tenho sede" Meditações sacerdotais

Prática: Examinar-se sobre o bom emprego do tempo.

Aquele senhor do evangelho foi ao seu campo ver uma figueira carregada de folhas, mas sem fruto e disse ao chacreiro: Corta esta árvore! Para  que ocupa terreno inutilmente? Há três anos que venho aqui procurar frutos e não encontro! O chacreiro suplicou que ainda esperasse mais um ano.
Àrvores infrutuosas destas, cobertas só de folhas, encontro-as entre os consagrados. Não sabem apreciar o dom do tempo. Deixam passar os anos mais belos da juventude e da virilidade em um repouso condenável. 
Não sou eu o doador do tempo? Disponho dele a vontade, mas ai de quem o despreza! Um bem se aprecia quando se perde, ou quando esta ao ponto de nos escapar das mãos. O tempo só será apreciado no fim da vida, quando já não for possível obter nem sequer uma hora dele. Para os mundanos, interessados na riqueza, o tempo é dinheiro. Com sabem aproveitá-lo! Para o sacerdote o tempo é almas. Quanto melhor se utilizam as horas, tanto mais almas se salvam. 
És homem e compreendo que tens necessidade de repouso e de refeiçoes, porém, não te deves exceder: Dá a César o que é de Cesar, sem passar da medida. Mais de um terço do dia é para o teu corpo: o resto tens o dever de empregá-lo no sagrado ministério. Quem é pároco, não devia nunca dizer: Hoje não tenho trabalho. São muitas as necessidade das ovelhas e o pastor sempre deve encontrar meio de trabalhar por eles. Quem não tem cura direta das almas, não pode e não deve dizer: Que me importa a vida pastoral? Basta-me uma que outra vez ajudar alguma alma, ao apresentar-se ocasião.
Morri na cruz pelos meus filhos e entretanto certos operários, responsáveis pelas almas, dormem, vegetam e se entregam aos divertimentos! Desperdiça-se o tempo em viagens de recreio ou se dedica a preocupações de lavoura e de comércio, empregam-se horas em leituras frívolas; mata-se o tempo em conversas inúteis!... E as almas ficam a espera!...E as almas ficam a espera!... não há ignorantes para instruir, doentes para visitar, pobres para aliviar, problemas de consciência para resolver? Posso dar-me por satisfeito com aquele ministro, que à tarde faz balanço das entradas e das saídas e não sente remorso de haver fraudado as almas, desperdiçando o tempo e mesmo o dia inteiro?
Pode chamar-se pai, quem não emprega o tempo em proveito de seus filhos? Pode chamar-se sacerdote, quem não trabalha pelo bem espiritual do próximo? Tantos sacerdote há que estão tão ocupados no apostolado; e outros há que não sabem o que fazer. 
Ouve, ó ministro! Como ocupas o teu tempo? És ordenado no trabalho? A ordem ajuda a não desperdiçar o tempo. Se te preocupas com bem-estar material e pões em segundo plano o espiritual, laboras em grave erro! Desperta a tua fé e recorda as minhas palavras; procura primeiro o reino de Deus e sua justiça e tudo o mais te será dado por acréscimo!
São Vicente de Paula
Quanto mais trabalhares pelas almas mais serás assistido pela Providência! Medita no procedimento dos apóstolos! Eu os enviava em excursões para difundirem a boa nova e eles não levavam bolsa. E entretanto faltou-lhe jamais alguma coisa? Recrora a vida dos meus servos dedicados ao apostolado, Vicente de Paula, João Bosco!...Buscavam almas e somente almas e foram socorridos por mim até milagrosamente.
Quando fores julgado, não me deverás dar conta do dinheiro ganho, mas das almas que tiveres salvado!
Se um viajante, devendo fazer uma longa jornada, se retardasse em perseguir borboletas esquecido do seu fim, ao ver cair a tarde, se decidiria a não parar mais e até apressaria o passo. Faze tu o mesmo! Sacode a tua sonolência; aparta as vãs concedido.
Oh, se os bem aventurados pudessem dispor de uma única hora para conquistar um grau maior de glória, com boa vontade voltariam a esta terra! E se a míseros condenados fosse concedido um só instante, como seriam felizes!
Poder dispor de um tesouro e não se aproveitar disto! Que loucura!
Filho entesoura o seu tempo e não percas dele nem sequer uma parcela!

Fonte:Tenho Sede - Meditações sacerdotais
Pe. José Tomaselli SDB 
Nova Friburgo Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novena para obter graças pela intercessão de Santa Gertrudes

O dom das lágrimas

CÉU, PURGATÓRIO E INFERNO