Novena para a festa do Sagrado Coração de Jesus

Novena do Sagrado Coração de Jesus para Consagrados

"Sagrado Coração de Jesus, é pelo vosso amor, pela conversão dos pobres pecadores e pelo triunfo do Imaculado Coração de Maria"





Louvado seja o coração de Jesus.
Para sempre no Coração de Maria

Com vosso filho ó mãe pia
Abençoai-nos ó Virgem Maria.

Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Primeiro dia:
Coração amável de Jesus, Coração puro e santo, todo cheio de amor, Coração repleto de todas as perfeições e virtudes. Vós sois o centro de todos os corações e mereceis o nosso amor. Destruí em nós tudo o que nos impede de ser vosso, Jesus, nós queremos amar tudo em vós e vós em tudo.

Pai nosso....Ave Maria....Glória ao Pai...
Sagrado Coração de Jesus, fazei que vos amemos cada vez mais.

Oremos Ó Deus, que no coração de vosso filho, ferido por nossos pecados, nos concedestes infinitos tesouros de amor, fazei que lhe ofereçamos uma justa reparação consagrando-lhe toda nossa vida. Por Cristo nosso Senhor. Amém ¹


Santo Afonso nos diz: Oh se entendêssemos o amor que arde por nós no coração de Jesus! Nos amou tanto, que se puséssemos juntos todo amor do qual são capazes os homens, os santos e os anjos, não chegaríamos nem a milésima parte do amor que Jesus sente por nós.


Meditação²: O coração de Jesus é todo amor, algo que Deus não pode fazer é deixar de nos amar, pois Ele é amor. Só uma coisa pode obstar o amor de Jesus, o pecado, o inimigo mortal de nossa alma, pois é a negação do amor. O pecado continua a crucificar Jesus em nossos corações. Sendo assim temos que implorar a Deus e nos esforçar para que o pecado não reine em nossas vidas, e confiantes nos humilhar na sua presença confessando nossa miséria. Jesus revelou a Santa Margarida que o que mais fere seu coração é a falta de confiança em sua misericórdia, ou seja desconfiar de seu amor.

Proposta: Procurar amar como Jesus amou e fazer como Jesus faria todas as coisas. E nas quedas quando pecamos, confiar em sua misericórdia tributando-lhe todo o nosso amor a fim de reparar as faltas cometidas, nossas e de nossos irmãos.


Oração: Ato de confiança na bondade de Nosso Senhor 
De São Claudio de La Colombière

Senhor eis aqui uma alma que está no mundo para exercer a vossa admirável misericórdia e para fazê-la brilhar em presença do céu e da terra. 

Glorifiquem-Vos os outros, fazendo ver qual é a vossa graça, pela sua fidelidade e constância; quanto sois doce e liberal para com os que vos são fiéis.

Quanto a mim, glorificar-Vos-ei fazendo conhecer quanto sois bom para com os pecadores e quão acima de toda malícia está vossa misericórdia, a qual nada é capaz de esgotar; como nenhuma recaída, por mais vergonhosa e criminosa que seja, deve levar  o pecador ao desespero do perdão.

Gravemente vos tenho ofendido, ó amável Redentor meu; mas muito pior seria ainda, se vos fizesse o horrível ultraje de pensar que não sois tão bom que me perdoeis.

Em vão o vosso e meu inimigo me arma todos os dias novos laços; tudo me fará ele perder, menos a esperança que tenho na vossa misericórdia. 

Ainda que eu houvesse caído cem vezes e fosse meus crimes cem vezes  mais horríveis do que são, ainda assim eu esperaria em Vos. 
Assim seja

Segundo dia:
Oração Inicial: Louvado seja Jesus...

Coração de Jesus, cheio de amor para com todos, por que é que nós vos correspondemos tão mal e até vos tratamos com desprezo? Temos sido ingratos e não sabemos amar-vos sobre todas as coisas. Convertei-nos e seremos convertidos.

Pai Nosso....Ave Maria....Glória ao Pai...
Sagrado Coração de Jesus, fazei que vos amemos cada vez mais.

Oremos Ó Deus, que no Coração de vosso filho, ferido por nossos pecados, nos concedestes infinitos tesouros de amor, fazei que lhe oferecemos uma justa reparação consagrando-lhe toda a nossa vida. Por Cristo, nosso Senhor. Amém

Santa Margarida Alacoque relata em sua autobiografia: Ah, disse, se tu me despreza assim, eu te abandonarei para sempre; mas, se me fores fiel, jamais te deixarei e serei tua vitória contra todos os teus inimigos. Desculpo tua ignorância, porque ainda não me conhecias. Se me fores fiel, te ensinarei a conhecer-me e me manifestarei a ti. ( Autobiografia - 24 )

Meditação: Esta palavra acima Jesus dirigiu a Santa Margarida porque ela hesitava em seguir a vida religiosa, mas após a palavra ela relata que ficou em paz, confiou, e mesmo que ser religiosa, pensou ela, fosse uma espécie de purgatório, não tinha o que temer. Por causa do pecado original o coração humano não sabe ser generoso é egoísta, teme o sofrimento e as contrariedades, hesita em se entregar a Deus, por isso vive inquieto, apreensivo, nada lhe basta. O coração humano deixa-se levar pela ganância, por desejo de segurança e felicidade buscando os bens e as afeições terrenas, desconhece que o coração de Jesus palpita ardentemente por seu amor. Desconhece que  paz e a felicidade que seu coração anseia se encontra no coração santo de Jesus, e que para desfrutar desse amor só precisa ser fiel e deixar que ele reine em seu coração. Quando Jesus reina no coração humano o seu amor ardente transforma-o em um coração generoso que se deixa amar aberto a praticar o bem desinteressadamente.

Proposta: Meditemos no primeiro mandamento "Amarás o Senhor teu Deus de todo coração, com toda tua alma e com todo o teu entendimento" Mt 22,37 E identificando o que lhe impede de cumprir este mandamento renuncie e peça que Jesus o cure deste mal.

Oração final: Ato de Confiança na bondade de Nosso Senhor

de São Claudio de la Colombière


Terceiro dia:
Oração Inicial

Coração de Jesus desejoso de ser amado, que achais vossas delicias em ser amado por nós, merecíamos, por causa de nossos pecados, viver afastados de vossa graça. Mas sempre continuais a procurar nosso amor. Fazei que muito vos amemos depois de muito vos ter ofendido.

Pai nosso....Ave Maria....Glória ao Pai.
Sagrado Coração de Jesus, fazei que vos amemos cada vez mais.


Oremos Ó Deus, que no coração de vosso filho, ferido por nossos pecados, nos concedestes infinitos tesouros de amor; fazei que lhe ofereçamos uma justa reparação consagrando-lhe toda a nossa vida.


São Luis Maria de Montfort assim descreve a ação do pecado na vida humana: O homem peca e em seu pecado perde a sabedoria, a inocência, a beleza a imortalidade. Perde todo o bem que recebera e é avassalado por uma onda de males. Agora tem o espírito enternecido e nada vê. O coração gélido em face de Deus, já não o ama. A alma negra de pecados; as paixões desordenadas. É atacado pelas criaturas, que lhe movem guerra. Eis o homem, num instante tornado o escravo dos demônios, objeto da cólera de Deus, vítima dos infernos. Amor a Eterna Sabedoria página 53


Meditação: Deus diante da  desgraça do homem, olhou para aquele que criou a sua imagem e semelhança, caído, agora atormentado de sofrimentos, o homem já não tinha mais o puro amor que os unia, envergonhado fugia de sua presença, tendo perdido a inocência estava cheio de paixões a combater. A Justiça Divina pede a condenação do Homem decaído que já não tem como se salvar. Mas a Sabedoria Eterna (Jesus) por seu imenso amor, não quis destruir de pronto sua criatura, viu que pecara mais por ignorância de que malícia, se apiedou de toda uma descendência que viria já perdida; e se ofereceu em sacrifício para satisfazer a justiça divina. Assim o filho de Deus se tornou homem tendo em si um coração humano, que para sempre estaria inflamado de amor para com, agora, seus irmãos. Este coração, que hoje se revela desejoso de ser amado por nós, reclama a dor que sente por tanta ingratidão.

Proposta: Diante do coração amoroso de Jesus e a misericórdia Divina, vamos confessar nossa dificuldade de entender os caminhos traçados por Deus para nós e humilhemo-nos aceitando todas as nossas cruzes sem murmuração.

Oração final: Ato de Confiança na bondade de Nosso Senhor

de São Claudio de la Colombière



Quarto dia
Oração Inicial

Coração aflito de Jesus, queremos detestar tudo o que vos desagrada. Dai-nos tanto horror ao pecado que o evitemos até nas faltas mais leves, unicamente porque desgostam a vós, que sois digno de ser amado acima de todas as coisas. Concedei-nos a graça, ó amável Salvador, de sempre nos dirigirmos a vós dizendo :Ó meu Jesus, dai-nos o vosso amor!

Pai nosso....Ave Maria....Glória ao Pai...
Sagrado Coração de Jesus, fazei que vos amemos cada vez mais.

Oremos Ó Deus, que no Coração de vosso Filho, ferido por nossos pecados, nos concedestes infinitos tesouros de amor, fazei que lhe ofereçamos uma justa reparação consagrando-lhe toda nossa vida. Por Cristo Nosso Senhor.


Santa Margarida em oração refletindo sobre Jesus no horto das Oliveiras, teve a seguinte revelação de Jesus: Foi aqui que eu mais sofri interiormente, mais que em toda a minha paixão, vendo-me num abandono geral do céu e da terra, carregado de todos os pecados dos homens. Compareci diante da Santidade de Deus que, sem olhar a minha inocência, me contundiu em seu furor, fazendo-me beber o cálice que continha todo o fel e o amargor da sua justa indignação...


Meditação: Para nós, marcados pelo pecado de Adão,  pecar nos é natural, não fazemos caso de pequenas faltas e defeitos, mas para Jesus que era todo inocência, todo puro tendo sido formado no seio imaculado de Maria, teve sua alma atormentada  pelos pecados de todos os homens de uma forma que não podemos imaginar. Sendo inocente se apresentou ao pai como culpado e sofreu a punição que cabia a nós. A dor foi tamanha pela solidão que experimentou, se via separado do Pai e antevia a ingratidão dos homens. Sabemos da posterior vitória na ressurreição, que Jesus obteve para nós o retorno para a graça do Pai, contudo ainda hoje Ele pede a nossa companhia no horto das Oliveiras. Qual será a nossa resposta? Vamos consolá-lo com nosso reconhecimento e amor para com Aquele que nos amou tanto? Vamos evitar todo o pecado até aqueles por nós considerados como pequenas faltas?

Proposta: Nos uniremos a Ele em espírito de reparação e penitência para saciar a sua sede de almas.

Oração Final: Ato de Confiança na bondade de Nosso Senhor 
de São Claudio de La Colombière



Quinto Dia:
Oração Inicial


Coração misericordioso de Jesus, mesmo quando nós nos achávamos na desgraça, vossa bondade nos iluminou e nos ofereceu perdão. Concedei-nos a graça de chorarmos os nossos pecados e desejarmos o vosso amor. Não deixeis, amado Jesus, de ter piedade de nós. Nós pedimos a vossa misericórdia que nos comunique a graça de nunca sermos ingratos.


Pai nosso....Ave Maria....Glória ao Pai...
Sagrado Coração de Jesus, fazei que vos amemos cada vez mais.


Oremos Ó Deus, que no Coração de vosso Filho, ferido por nossos pecados, nos concedestes infinitos tesouros de amor, fazei que lhe ofereçamos uma justa reparação consagrando-lhe toda nossa vida. Por Cristo Nosso Senhor.



Monsenhor Ascânio assim medita em seu  Breviário da Confiança: ...Foi para a miséria que a misericórdia baixou a terra. Sobre os escombros de nossa miséria, levanta o Senhor o seu trono de misericórdia. Tão pouco são as almas que compreendem o coração de Jesus! Quanto nos consola saber que não obstante os abismos e o horror de nossa miséria, somos amados, e amados com um amor infinito, pelo Amor Misericordioso ( 3 de outubro).

Meditação: A misericórdia de nosso Senhor é infinita, Ele morre não por seus amigos mas pelos seus inimigos. Como nos diz São Paulo: Ele morre por nós em imensa caridade, quando éramos pecadores, e pois seus inimigos. Quando pecamos somos inimigos de Cristo, fazendo-o sofrer; mas mesmo assim Ele não deixa de nos amar. Ele conhece as nossas fraquezas, misérias, que somos escravos de nossas paixões, e por isso tem piedade de nós. Ainda assim desconfiamos de sua misericórdia, nos revoltamos somos ingratos. Seu coração é tão misericordioso que até no suplício da cruz, se esforça para poder gritar: Pai perdoai-lhes porque não sabem o que fazem. E nós? Pedimos que tenha piedade de nós, achamos que merecemos misericórdia. Então por que nos é tão difícil perdoar? Poucas almas entendem o coração misericordioso de Jesus, precisamos incessantemente pedir esta graça.

Proposta: Sempre que nos sentirmos ofendidos e injustiçados vamos perdoar, o perdão será uma regra em nossa vida


Oração Final : Ato de confiança na bondade de Nosso Senhor 
De São Claudio de La Colombière



Sexto  Dia:
Oração Inicial



Coração Generoso de Jesus está no vosso poder fazer os nossos corações semelhantes ao vosso. Por nós mesmos nada temos e nada podemos. Mas vós nos destes o desejo de vos amar. Fazei, pois ó meu Jesus , que de hoje em diante a vossa santa vontade seja a inspiração dos nossos pensamentos, desejos e ações. 

Pai nosso....Ave Maria....Glória ao Pai...
Sagrado Coração de Jesus, fazei que vos amemos cada vez mais.

Oremos Ó Deus, que no Coração de vosso Filho, ferido por nossos pecados, nos concedestes infinitos tesouros de amor, fazei que lhe ofereçamos uma justa reparação consagrando-lhe toda nossa vida. Por Cristo Nosso Senhor.


Gertrudes vitima padecente (1, 3). "  meu coração se compraz tanto em Gertrudes", dizia Jesus a uma alma Santa, " que me sucede com frequência, quando sou ofendido pelos outros, procurar nela o meu repouso, afligindo-a com qualquer padecimento do corpo ou do Espírito; ela aceita essas pequenas, em união com a minha paixão, com tanta gratidão, e suporta-as com tanta paciência e humildade, que me acalma de imediato e me obriga a perdoar, por amor dela, a inúmeros pecadores".

Meditação: Podemos ver a generosidade do coração de Jesus em toda a sua vida, desde o nascimento na pobre gruta de Belém, na sua vida pública, ensinando e curando as pessoas até a morte no calvário. E hoje presente na eucaristia. Jesus doa-se por inteiro, o que mais poderia fazer por nós, que não tenha feito? Jesus fez tudo por nós e como revelou a Santa Gertrudes, só espera de nós que correspondamos à sua generosidade, aceitando qualquer padecimento a fim de lhe oferecer com humildade pela reparação das ofensas dirigidas a seu coração. Assim fazendo proporcionamos a Jesus o que mais lhe apraz que é perdoar as almas ingratas e conduzí-las ao seu coração.   

Proposta: Vamos rogar a Jesus que faça nosso coração generoso como o dele, e a cada contrariedade vamos lembrar de oferecer ao Sagrado Coração para salvação das almas. 

Oração final: Ato de Confiança na bondade de Nosso Senhor
de São Claudio de la Colombière



Sétimo Dia

Oração Inicial



Coração Eucarístico de Jesus, que vos mostrais sempre agradecido a nós até por um copo de água ou uma simples moeda, perdoa nossa ingratidões. Fazei que vos amemos sobre todas as coisa por toda a vida. Fazei também que reconheçamos a vossa santa vontade com o auxílio da vossa graça.

Pai nosso....Ave Maria....Glória ao Pai...

Sagrado Coração de Jesus, fazei que vos amemos cada vez mais.


Oremos: Ó Deus, que no Coração de vosso Filho, ferido por nossos pecados, nos concedestes infinitos tesouros de amor, fazei que lhe ofereçamos uma justa reparação consagrando-lhe toda nossa vida. Por Cristo Nosso Senhor.



Jesus diz a Santa Margarida: "Tenho sede ardente de ser honrado e amado pelos homens no Santíssimo Sacramento e quase não encontro ninguém que se esforce, conforme meu desejo, por matar minha sede, usando para comigo qualquer retribuição." Margarida confessa a sua madre: é um martírio para mim pensar que ele é tão pouco amado no seu divino Sacramento". E na sua autobiografia revela: "Se pudesse comungar a miúde estaria feliz meu coração." em outra oportunidade diz a madre Saumaise, que desejava encontrar Cristo na comunhão "mesmo que fosse preciso, andar de pés nus num chão de chamas." 


Meditação: Jesus o verbo encarnado está realmente presente na Eucaristia. Isto nos parece impossível. Como pode Deus estar recluso num pedacinho de pão? São Bernardo exclamou um dia: "Senhor isto não convém a vossa majestade," e Jesus respondeu: "Não tem importância basta que convenha ao meu amor" (Coração de Jesus, Coração de Homem, Padre Stefano página 124). Jesus doa seu coração ao homem na eucaristia, mas encontra ingratidão, frieza, hostilidade, e sacrilégios... Santa Gema Galgani sentia a presença viva de Jesus eucarístico que as vezes ao se aproximar do altar sua roupa na  queimava no peito. 

Proposta: Vamos nos indagar: o que nos impede de ter uma maior devoção ao coração eucarístico de Jesus? Vamos nos dedicar a pedir a Jesus que nos dê um amor inflamado pela eucaristia, a exemplo de Santa Margarida e Santa Gema.  


Oração final: Ato de Confiança na bondade de Nosso Senhor
de São Claudio de la Colombière



Oitavo dia:
Oração Inicial


Coração de Jesus, fonte de misericórdia e amor, não permitais que vossos sofrimentos sejam desprezados por nós. Não nos deixeis esquecer das lágrimas e do sangue que derramastes por nós. Perdoai-nos. Fazei que mortifiquemos o que há de malicioso em nós para vivermos no vosso amor.


Pai nosso....Ave Maria....Glória ao Pai...

Sagrado Coração de Jesus, fazei que vos amemos cada vez mais.


Oremos: Ó Deus, que no coração de vosso Filho, ferido por nossos pecados, nos concedestes infinitos tesouros de amor, fazei que lhe ofereçamos uma justa reparação consagrando-lhe toda nossa vida.


Santo Afonso Maria de Ligório nos diz :Reparação Reparação Reparação Tal deve ser o grito de toda alma que se lembra de ter sido outrora ingrata para com Jesus no seu Sacramento. E se, no futuro, tivéssemos ainda a desgraça de lhe causar mágoa, excelente meio de consolá-lo seria irmos, com inteira confiança, lançar-nos a seus pés para lhe pedirmos perdão. O Coração de Jesus é fonte onde podemos, quantas vezes quisermos, purificar nossas almas de todas as manchas que contraímos cada dia pecando. O mais pronto remédio nas faltas em que cai um cristão, é recorrer logo ao Sagrado Coração de Jesus no Santíssimo Sacramento. ( O sagrado Coração de Jesus - 26º dia)


Meditação: Todos nós somos pecadores, fracos, miseráveis pois não conseguimos fazer o bem que almejamos. O que fazer então? Esconder-nos de nosso Deus? Não! Não tem como fugir ao seu olhar? E que tipo de vida teríamos longe dele? Devemos confiar no coração misericordioso de Jesus, que provou horrores por nosso amor. Como nos ensina Santo Afonso a cada queda devemos recorrer ao Sagrado Coração de Jesus, fonte de misericórdia infinita, só Ele no Santíssimo sacramento pode nos dar força para resistir as tentações e nos curar de toda malícia e pecado. Jesus sabe de nossa fraqueza mas mesmo assim quer nosso amor, vamos a Ele com amor sincero e experimentaremos um amor maior que nos cura e liberta. 


Proposta: Vamos aumentar nossas visitas ao Santíssimo e com a intenção de escutar os apelos de seu coração...Vamos pedir a Jesus que nos dê conhecimento de nossas faltas para que confessando possamos cada dia ser mais agradáveis ao seu Divino Coração. 

Oração final: Ato de Confiança na bondade de Nosso Senhor


de São Claudio de la Colombière





¹ Novena para a festa do Sagrado Coração página 129 do Manual do Coração de Jesus
² Meditação composta por Leila-Blog Alma Mater

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novena para obter graças pela intercessão de Santa Gertrudes

O dom das lágrimas

CÉU, PURGATÓRIO E INFERNO