Sagrado Coração pode e quer salvar o Brasil



Diante dos acontecimentos no cenário mundial,e principalmente no  nacional, quando os eventos parecem  piorar a cada dia, muitos são tomados pelo desânimo e pela decepção, sentimentos que causam grande mal a alma humana porque minam a sua capacidade de reagir e de colocar em prática suas virtudes; contudo estas situações são alavancas para grandes conversões; mas para que isto aconteça é preciso uma tábua de salvação, algo que de fora venha em socorro. É preciso ter fé! A atitude de enxergar esta tábua de salvação e agarrá-la faz toda a diferença, entretanto, para que isto aconteça a alma deve ser humilde, reconhecer que não tem o controle de tudo, recorrer a Deus e aceitar o auxilio do céu. O Pai eterno por sua vez, na sua Divina Providência já traçou caminhos que se trilhados por nós possibilitam, vencer todos os obstáculos, como nos diz São Paulo: Tudo corre para o bem daqueles que amam a Deus ( Rom. 8, 28 ).

Acreditar na providência Divina é perceber que Deus tem seus desígnios para um único indivíduo como também tem desígnios para uma família, um grupo, uma empresa, uma instituição civil ou religiosa e inclusive nações; e perceber também, que nosso criador continua agindo na criação incutindo na coletividade características, desejos, e disposições inatas ou adquiridas, para que realize sua vocação. Podemos dizer que cada nação, embora não existirá na eternidade, não se formou por acaso no tempo, e que, assim, como cada ser humano tem uma vocação, o Pai eterno espera que cada povo ou nação realize sua missão no mundo ( no tempo e espaço) colaborando para o destino final da humanidade.

Observamos que os integrantes de  uma nação ou povo progridem ou regridem coletivamente, ressalvadas a individualidade de cada ser humano. Quando uma parcela de indivíduos colabora com a graça de Deus todos são beneficiados, e a vocação desta coletividade floresce, contudo quando a coletividade sucumbe a tentação de desprezar Deus e seus mandamentos, buscando interesses próprios e poder, o inverso acontece. Este fenômeno podemos dizer é um desdobramento da comunhão dos santos.

Voltando nosso olhar para o Brasil, constatamos que ele nasceu sob a égide da cristandade católica, sendo que um dos primeiros atos aqui realizados, por ocasião da chegada dos portugueses foi a santa missa. Outro fato importante ocorrido em nosso país que poucos sabem, talvez por ter caído no esquecimento é que em 1955 o Rio de Janeiro foi sede do 36º Congresso Eucarístico, no qual o Brasil foi consagrado ao Sagrado Coração de Jesus de forma solene pelas autoridades civis. Ocorreu que após a missa de encerramento, celebrada pelo Cardeal Benedito Aloisi Masella, o senador Nereu Ramos foi ao altar, fez um discurso de consagração e as autoridades presentes de joelho, recitaram a oração de consagração, sendo que o documento de solicitação desta consagração foi assinado por  58 senadores, 250 deputados, 55 ministros do Tribunal de Recursos, do Supremo Tribunal, do Tribunal Superior do Trabalho, do Superior Tribunal Militar e 60 vereadores do distrito federal.

Por ocasião deste ato religioso a população brasileira era quase cem por cento católica, e embora nosso povo ainda na sua maioria seja de tradição cristã, e preze seus princípios com relação a ética, moral, justiça social e direito a vida, o pensamento cristão é considerado ultrapassado e renegado por uma parcela influente de nossa sociedade.

As consequências deste fato são demasiado longas para discorrer neste texto que tem um só objetivo, mostrar para aqueles que professam a fé cristã que podemos recorrer ao nosso Deus, pois nele está a resposta para livrar o Brasil da decepção e do desânimo em que se encontra, e fazê-lo florescer para uma nova primavera.

Os católicos do Brasil, precisam ver que tem uma vocação sublime como cristãos e voltar a crer no poder de Deus, reconhecendo que o temor de Deus leva ao conhecimento e a sabedoria, que são fonte de felicidade, prosperidade e paz verdadeira.

A Devoção ao Sagrado Coração de Jesus tem sua origem nos evangelhos, sobretudo na instituição da Eucaristia e do lado aberto de Jesus, como relata São João ... um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água. ( Jo. 20,34). Esta devoção foi tomando corpo durante os séculos, quando foi sendo suscitada nas almas piedosas que começaram a ver no sagrado coração de Jesus uma fonte de amor e de graças. Na idade média foram surgindo testemunhos e revelações particulares sobre o Divino Coração, dentre as monjas beneditinas, como Santa Matilde (1241-1298) e Santa Gertrudes (1256-1302), que foram favorecidas com revelações extraordinárias, e dentre muitos outros santos que proporcionaram um crescimento espiritual no seu tempo praticando e divulgando esta devoção, entretanto, somente com Santa Margarida Alaquoque ( 1647-1690) que a devoção tornou-se pública e oficial.

Observamos que durante os séculos Nosso Senhor, através de várias revelações particulares foi reforçando os aspectos dogmáticos desta devoção e assim formou-se a doutrina a respeito do Sagrado Coração.

A devoção ao Sagrado Coração nos revela o grande amor de Jesus levando seus devotos à intimidade de seu coração. Em todas as revelações privadas ele pede Amor e Reparação. Nosso Senhor queixa-se que não é correspondido em seu amor, sofrendo principalmente pela ingratidão das almas que lhe são consagradas.

É a providência Divina agindo para que hoje tivéssemos o remédio para nosso tempo, no qual a ingratidão para com Deus reina, muitos se revoltam, grande é a apostasia e em geral sem conversões. Além da providência é a bondade de nosso Pai , que em cada geração suscita almas que vão praticar esta devoção em favor de muitos ficando claro a possibilidade da solidariedade entre os homens, para que por meio dos bons, muitos sejam salvos. Podemos ver que este foi também um pedido de Nossa Senhora em Fátima (Portugal - 1917 ), rezem pelos pecadores pois muitos vão para o inferno porque não tem quem reze por eles; vemos também este apelo nas revelações a Santa Faustina (1930) sobre a Divina Misericórdia que brota do Coração de Jesus.

A devoção ao Coração de Jesus consiste em ter um terno amor para com Ele, ter o desejo de desagravar seu coração pelas faltas e ingratidão dos homens, através de orações, penitências, da adoração, da consagração dos lares e do oferecimento de si mesmo.

Em particular para o Brasil a voz do Sagrado Coração já ressoou mais forte, pois muitos lares tinham a imagem do Sagrado Coração e Imaculado Coração de Maria, nos quais o povo depositava sua confiança e consagrava seu lar. Muitas orações e ladainhas eram comumente recitadas nos seus lares e lindas musicas inspiradas foram feitas em sua homenagem. Por isso nestes tempos esta voz tem que falar forte no coração dos brasileiros para que voltem a sua confiança para o Sagrado Coração praticando a devoção, pois Ele no seu imenso amor pode e quer salvar o Brasil.

Uma aparição de Nossa Senhora, pouco conhecida, se deu em nosso país em 1936 em Cimbres-Pe, onde a Virgem Maria revela que Deus quer para o Brasil a devoção ao Sagrado Coração e a Nossa Senhora das Graças. Nestas aparições é revelado um destino de sofrimento para o Brasil, caso não tome o remédio dado pela providência Divina, que é a Devoção ao Sagrado Coração e a Nossa Senhora da Graça. Vale muito a pena conhecer os detalhes desta aparição que chama a atenção hoje devido ao momento atual que passa nosso país e o mundo.

O Brasil, caiu no desânimo e seu povo está decepcionado, por ventura os cristãos católicos diante dos Apelos do Coração de Jesus vão permanecer inertes? Ou vão com todas as suas forças voltar-se a tão sublime devoção revelada por Deus, com a promessa de que ela é a tábua de salvação de que precisamos. O Brasil necessita voltar-se para Deus, cumprir seus mandamentos e consequentemente experimentará seus favores e será uma pátria feliz que corresponde à sua vocação, para tanto cabe aos devotos do Sagrado Coração praticar e propagar profusamente esta devoção.

O Sagrado Coração quer reinar no coração de todos os homens, e nos revela, através de Santa Margarida, que por pior que sejam os pecados do homem, ele deve se aproximar de seu coração com confiança. Por isso, mesmo que nossa nação tenha se afastado dos mandamentos de Deus a qualquer tempo poderá retornar com confiança ao Sagrado Coração e dele receberá todo o consolo e bençãos.




Oração de Consagração do Brasil
“Coração Eucarístico de Jesus, Coração do Homem-Deus, Coração de Cristo-Rei, Salvador da Humanidade, Senhor dos Senhores, Juiz Supremo dos indivíduos e das Nações.
Nós, como legítimos representantes do povo brasileiro, aqui vimos entregar-vos os destinos de nossa Pátria, que Vos foi consagrada pelo Episcopado Nacional, em presença do Chefe do Governo, no alto do Corcovado.
Neste momento culminante de nossa história, atendendo ao apelo de milhares de vozes, no mais vasto plebiscito de Religião e patriotismo, vimos ratificar esta consagração nacional ao Vosso Divino Coração. A Vós consagramos todos os Estados e territórios do Brasil com suas grandezas naturais, suas empresas e realizações, suas riquezas materiais, seu patrimônio espiritual e moral.
Reinai em nossos lares, santificando todas as famílias desde as mais abastadas as mais pobres. Reinai em todas as atividades dos homens. Sede luz dos homens de estudo, a defesa da Pátria, pelas Forças Armadas, a sapiência dos Legisladores, a justiça dos Magistrados, a orientação do Governo.
Agradecemos Vossas dadivosas bênçãos à nossa Pátria e, reconhecendo nossos erros e ingratidões, pedimos Vosso perdão e misericórdia.
Por Maria Santíssima, a Virgem Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, suplicamos Vossa bênção para a felicidade de nosso povo, agora e sempre. Amém.
A consagração de uma nação feita por seus representantes (autoridade civil) tem o particular de que são eles que tem competência para consagrar aquilo que é temporal, ato pelo qual reconhecem o poder Divino e a Ele se submetem.

Outro fato curioso é que temos um cartão postal de 1900 que estampa o Sagrado Coração na bandeira de nosso país, demostrando o desejo de homenagear e a confiança do povo brasileiro no coração amoroso de Cristo.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novena para obter graças pela intercessão de Santa Gertrudes

O dom das lágrimas

CÉU, PURGATÓRIO E INFERNO