Tríduo a São Luis Maria Grignion de Montfort - Segundo dia



São Luis Maria Grignion de Montfort ( 31 de janeiro 1673-28 de abril de 1716)sacerdote francês autor do Tratado da Verdadeira Devoção, considerado o Apóstolo de Maria e da Cruz, descrito por seus biógrafos como um homem de espírito forte, e por F.W. Faber considerado um homem da providência um novo Elias; comparado a São Paulo pelo fervor e inspiração na pregação, espalhou o sentimento de dependência e maternidade de Maria,  o que ecoou fortemente no mundo, e continua ecoando de forma providencial, principalmente em nosso século. Seu livro o TVD pode ser resumido nas suas primeiras linhas: Foi por intermédio da Santíssima Virgem que Jesus Cristo veio ao mundo, e é por meio dela que Ele deve reinar no mundo. Serão devotos de São Luis somente aqueles que adentrarem o Segredo de Maria e a ela se consagrarem totalmente; para estes é oferecido o presente tríduo.


Pelo sinal da Santa cruz. Livrai-nos Deus nosso Senhor de nossos inimigos.
Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém

Tíduo

Oração Para todos os dias

Vinde, Espírito Criador,
visitai as almas dos Vossos,
enchei de graça celestial,
os corações que criastes.

Sois o Divino Consolador,
o dom do Deus Altíssimo,
fonte viva, o fogo, a caridade,
a unção dos espirituais.

Com os Vossos sete dons,
sois o dedo da direita de Deus,
Solene promessa do Pai,
Inspirando nossas palavras.

Acendei a luz nos sentidos;
insuflai o amor nos corações,
amparai na constante virtude
a nossa carne enfraquecida.

Afastai para longe o inimigo,
Trazei-nos prontamente a paz;
Assim guiados por Vós
Evitaremos todo o mal.

Por Vós explicar-se-á o Pai,
E conheceremos o Filho;
Dai-nos crer sempre em Vós
Espírito do Pai e do Filho.

Glória ao Pai, Senhor,
Ao Filho que ressuscitou
Assim como ao Consolador.
Por todos os séculos. Amém.

V/ Enviai, Senhor, o vosso espírito e tudo será criado.
R/ E renovareis a face da terra.

Ó Deus, que ilustrastes os corações dos fiéis com as luzes do Espírito Santo, dai-nos, pelo mesmo Espírito, procurar o que é reto, e nos alegrarmos sempre com a sua consolação. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.     

Segundo dia

Meditação: " ... quando Deus põe no vaso de nossa alma, corrompido pelo pecado original e pelo pecado atual, suas graças e orvalhos celestiais ou o vinho delicioso de seu amor, estes dons divinos ficam ordinariamente estragados ou manchados pelo mau germe e mau fundo que o pecado deixou em nós: nossas ações, até as mais sublimes virtudes, disto se ressentem. E, portanto de grande importância, para adquirir a perfeição, que só se consegue pela união a Jesus Cristo, despojar-nos de tudo que de mau existe em nós" ( TVD 78 ).

São Luís nos ensina que o pecado de nossos pais nos corrompeu completamente, e por isso a graça e dons de Deus depositados em nossa alma ficam manchados pelo nosso fundo mau, somente pela luz do Espírito Santo é que poderemos enxergar as nossas fraquezas. Os pecados por nós cometidos minam nossa alma e nos torna incapazes de fazer o bem, como disse São Paulo; "Não faço o bem que quero, mas faço o mau que não quero" ( Rom. 7, 19 ). Por sua vez, Maria, a cheia de graça, concebida sem pecado, no seu menor gesto dá mais gloria a Deus do qualquer criatura possa dar, assim ela pode realizar prodígios nas almas que a ela se entregam   ( TVD 222). Desta forma, devo me perguntar: Até que ponto estou disposto reconhecer a minha miséria, despojar-me da minha maldade e confiar-me completamente a Virgem Maria?

Oração Ó minha mãe quero considerar como nada aquilo que penso e faço por mim mesmo, reconheço a minha miséria e por isso recorro a vós. Aceitai-me como vosso escravo assim como sou, e ajudai-me a ser como vós quereis. 


São Luis Maria perfeito devoto de Maria. 
Rogai Por nós.




Oração Final: 

Eu vos saúdo, Maria, filha bem amada do Eterno Pai, mãe admirável do Filho, esposa mui fiel do Espírito Santo, templo augusto da Santíssima Trindade; eu vos saúdo soberana princesa, a quem tudo está submisso no Céu e na terra; eu vos saúdo, seguro refúgio dos pecadores, Nossa Senhora da Misericórdia, que jamais repelistes pessoa alguma. Pecador que sou, me prosto aos vossos pés, e vos peço de obter de Jesus, vosso amado filho, a contrição e o perdão de todos os meus pecados, e a divina sabedoria. Eu vos tomo, hoje, por minha mãe e senhora. Tratai-me, pois, como o ultimo de seus escravos. Atendei, minha princesa, atendei aos suspiros dum coração que deseja amar-vos e servir-vos fielmente. Que ninguém diga que, entre todos que a vos recorreram, seja eu o primeiro desamparado. Ó minha esperança, ó minha vida, ó minha fiel e imaculada Virgem Maria, defedei-me, nutri-me, escutai-me, salvai-me. Amém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novena para obter graças pela intercessão de Santa Gertrudes

O dom das lágrimas

CÉU, PURGATÓRIO E INFERNO