Devoção dos primeiros sábados

Uma breve explicação dos cinco primeiros sábados:


Foi no dia 10 de dezembro de 1925, que nossa caríssima mãe Maria, quando apareceu a Lúcia, a única sobrevivente d'aqueles que viram Nossa Senhora em Fátima, disse estas palavras cheias de angústia: "Olha minha filha, o Meu Coração cercado de espinhos, que os homens ingratos em todos os momentos Me cravam, com blasfêmias e ingratidões. Tu ao menos, empenha´te em me consolar e diz a todos aqueles que durante 5 meses no primeiro sábado:

1- Fizerem a sua confissão, recebendo a sabrada comunhão;
2- Rezarem um terço;
3- Me fizerem 15 minutos de companhia, meditando os 15 mistérios do rosário (atualmente incluímos os mistérios luminosos);
4- Com a intenção de desagravar o Coração Imaculado de Maria.

Eu prometo assistir-lhes na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas."

Nota: A confissão pode ser feita durante os oito dias antes ou depois da comunhão. O terço (cinco dezenas) se pode rezar em qualquer hora do dia, e a meditação também, se pode fazer em qualquer momento do dia. Pode-se meditar sobre todos os mistérios juntos ou um só mistério em particular. 

Por Quê Cinco?

Quando a irmã Lúcia em oração pergunta a Nosso Senhor o porque dos Cinco Sábados, Ele respondeu:
"Minha filha o motivo é simples: ão cinco as espécies de ofensas e blasfêmias contra o Imaculado Coração de Maria:
1. As blasfémias contra a Imaculada Conceição.
2. Contra a Sua Virgindade;
3. Contra a maternidade Divina, recusando, ao mesmo tempo, recebê-la com Mãe dos homens;
4. Os que procuram publicamente infundir, nos corações das crianças, a indiferença, o desprezo, e até o ódio para com esta tão Boa Mãe.
5. Os que A ultrajam diariamente nas suas sagradas imagens.
" Eis minha filha, o motivo pelo qual o Imaculado Coração de Maria Me levou a pedir esta pequena reparação; em atenção a ela, mover a minha misericórdia ao perdão..."

Não Há Suficientes Devoções?

Contudo, a devoção ao Imaculado Coração de Maria, é uma das quais foi dito nas aparições de Fátima, que Deus deseja que seja estabelecida e que deve significar o princípio de um culto maior ao mesmo Coração; e que este culto deve significar: o pôr o coração da Mãe ao lado do Filho. 
Fonte: Folheto impresso pela Cuzada internacional do Rosário De Fátima. Apartado 4066, 3030-901 Coimbra. www.fátima.org

Sagrado Coração de Jesus e Maria

Exercícios dos primeiros sábados:

Oração:
Ó Maria que em Fátima nos tendes revelado o Vosso Coração Imaculado, movidos pelo ardente desejo de amar-vos como Mãe e promover uma filial devoção ao Vosso Imaculado Coração, prostramo-nos aos Vossos pés, certos de ser por vós benignamente atendidos em nossas necessidades, e desejosos de reparar, co nosso obséquios e afeto filial, os pecados com que a ingratidão dos homens ofende a justiça divina.
Amém...
Reza-se três Ave-Marias ao Imaculado Coração de Maria, intercalando estas jaculatórias:
    Ave Maria.....
- Coração Imaculado de Maria, compadecei-vos de nós!
   Ave Maria...
- Refúgio dos pecadores, rogai por nós!
   Ave Maria...
- Doce Coração de Maria, sede Nossa Salvação!

Ato de Consagração:

Virgem Santíssima, Mãe de Deus e dos homens, quando por um excesso de maternal carinho vos dignastes aparecer em Fátima aos três humildes e inocentes pastorinhos, manifestastes o ardente desejo de que o mundo se voltasse para o Vosso Coração Imaculado e a Ele se consagrasse, a fim de obter a paz. 
Desejando nós, como filhos submissos, corresponder, na medida de nossas forças, aos Vossos insistentes pedidos, e para melhor chegarmos ao coração de Jesus, para o qual sois o caminho fácil e seguro, vimos hoje, Ó Mãe amorosíssima, consagrar-nos inteiramente ao Vosso Coração Imaculado.
Reinai, pois, Senhora nossa, sobre esta família que Vos pertence, e sobre cada um de nós, que somos e queremos ser vossos, na prosperidade e na adversidade, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na vida e na morte.
Reinai, Coração Imaculado, em nossas inteligências, para que estejam sempre abertas aos ensinamentos de Vosso Filho e de Sua Igreja; reinai em nossas vontades, para agirmos sempre em perfeita conformidade com a vontade de Deus; reinai em nossos corações, para que amemos cada dia mais a Deus e aos irmãos.
Obtende a unidade, a paz e a liberdade para a Santa Igreja de Deus. Estendei a Vossa proteção aos infiéis e a quantos jazem ainda nas sombras da morte, para que cheguem à luz da verdade. Aos povos, separados pelo erro e pela discórdia, reconduzi-os ao único redil de Cristo.
Aceitai, Mãe amorosíssima, a homenagem desta nossa consagração; guardai-nos sempre em Vosso coração materno, não nos deixeis cair em pecado, defendei-nos de todos os perigos e, ao terminar nossa peregrinação terrestre, abri-nos de par em par as portas do céu, onde cantaremos convosco os louvores e a gloria do Pai, do Filho e  do Espírito Santo. Amém...


Nossa Senhora do Rosário 

Fonte: Retirado de folheto da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Goiânia-Go. Com aprovação eclesiástica em 30/09/2005. Arcebispo Dom Washington Cruz. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novena para obter graças pela intercessão de Santa Gertrudes

O dom das lágrimas

CÉU, PURGATÓRIO E INFERNO