Resposta de São Luis Maria Grignion de Montfort aos que criticam a Devoção a SS. Virgem.



          São Luis Maria Grignion de Montfort, em seu Tratado da Verdadeira Devoção a SS. Virgem, explica muito bem as espécies de devotos de Nossa Senhora, e os distingue entre falso e verdadeiros. Estão entre os falsos devotos: os críticos, os escrupulosos,os interesseiros, os presunçosos, os inconstantes, os hipócritas e os interesseiros. Por sua vez descreve a verdadeira devoção como interior, terna, santa, constante, e, desinteressada. 
A devoção a Santíssima Virgem, sempre encontrou oposições, por outro lado, cresce nas almas simples, leva o povo para Deus, sustenta as comunidades carentes na fé e no amor, trazendo a fidelidade aos mandamentos aos sacramentos e a igreja. Ainda, em momentos importantes a própria Virgem se manifesta através de suas aparições, podendo citar: Guadalupe, Fátima,Lourdes, La Salete...
          Em resposta às críticas São Luis escreve no Tratado da Verdadeira Devoção: " O devotos críticos são ordinariamente, sábios, orgulhosos, espíritos fortes e que se bastam a si mesmos. No fundo têm alguma devoção à Santíssima Virgem Maria, mas criticam quase todas as práticas de devoção que as almas simples tributam singela e santamente a esta boa Mãe, porque não condizem com a sua fantasia. Põem em dúvida todos os milagres e narrações referidas por autores dignos de crédito ou tiradas das crônicas de ordens religiosas e que testemunham as misericórdias e o poder da Santíssima Virgem. Vêem com desgosto pessoas simples e humildes ajoelhadas diante dum altar ou imagem da Virgem, talvez no recanto duma rua, para aí rezar a Deus. Acusam-nos até mesmo de idolatria, como se estivessem a adorar madeira ou pedra. Dizem que, quanto a si, não gostam dessas devoções exteriores, e que não são tão fracos de espírito que vão acreditar em tantos contos e historietas que correm a respeito da Santíssima Virgem. Quando lhes referem os louvores admiráveis que os Santos Padres tecem a Nossa Senhora,ou respondem que isso é exagero, ou explicam erradamente as suas palavras. Esta espécie de falsos devotos e de gente orgulhosa e mundana é muito para temer, e causam imenso mal a devoção a Nossa Senhora, afastando eficazmente dela o povo, sob o pretexto de destruir abusos. Tratado da Verdadeira Devoção- Capítulo Terceiro, artigo primeiro item 93, página 74 - Editado pela Fraternidade Arca de Maria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novena para obter graças pela intercessão de Santa Gertrudes

O dom das lágrimas

CÉU, PURGATÓRIO E INFERNO